quinta-feira, 4 de junho de 2015

"Alta dos juros, como devo prosseguir?"

   Oi gente, ontem estava lendo uma matéria e tive uma ideia de contar pra vocês um pouco do cenário atual e o que é possível fazer dadas as circunstâncias.
   Todo mundo tem reclamado da alta nos preços, e sim isso é muito ruim, entretanto sempre que tudo está ruim, existe algo bom, que pode ser aproveitado. Isso mesmo, estou falando dos juros, também, elevados. O Brasil é um dos países com a maior taxa de juros real do mundo.
   Isso vem ocorrendo, porque o governo vem gastando mais do que deveria e também incentivando o consumo das famílias domésticas. Assim como um professor do Insper disse, “Houve uma série de políticas econômicas equivocadas”.


   Quando temos um juros muito elevado outros índices que são utilizados para o cálculo do rendimento em diversos investimentos também se elevam, como é o caso da nossa querida Selic, a taxa básica de juros, que hoje está em 13,15%a.a. e isso acontece com o intuito de controlar a inflação
  Dado o cenário atual, os melhores investimentos, segundo diversos economistas, são os investimentos conhecidos como Renda Fixa. E é sobre eles que eu quero falar hoje.
   Existem as aplicações Pré-Fixadas e as Pós-Fixadas, a diferença básica entre elas é simples, uma a taxa é combinada antes e outra a taxa é vista apenas depois do prazo final. E abaixo estão listadas as principais aplicações de cada categoria:

Pré-Fixadas:
·      LTN (Letras do Tesouro Nacional) é uma ótima opção para um investimento de médio/longo prazo, onde existe uma expectativa de contração da taxa de juros, ou seja, a taxa acordada com o Tesouro Direto hoje, será cumprido pelo próprio Tesouro Direto.

Pós-Fixadas:
·      LCI (Letra do Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são aplicações isentas de impostos de renda, além de possuírem uma garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para valores inferiores a R$ 250.000,00;
·      CDB (Certificado de Depósitos Bancários) possui a mesma garantia do FGC, entretanto aqui temos os impostos de renda. São aplicações atreladas a taxa CDI, que hoje (04/Jun/15) está 13,13% e você pode checar quanto está no site da Cetip.


Existem outras aplicações Pré e Pós-Fixadas, mas a ideia é a mesma, quando o juros esta alto, opte por investimentos com a taxa de Renda Fixa. Se o cenário de médio/longo prazo for de uma queda nos juros, opte pelas Pré-Fixadas.

É isso ai pessoal, nos próximos dias vou estar especificando cada uma das aplicações, e se você tem o desejo de conhecer alguma, comenta ai embaixo.


Fiquem ligados e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário